sábado, 20 de março de 2010

SANTO DAIME RELIGIÃO QUE FAZ USO DE ERVAS ALUCINÓGENAS EM SEUS RITUAIS

A morte violenta do cartunista Glauco e de seu filho faz renascer a discussão sobre religiões e seitas que fazem uso de ervas alucinógenas em seus rituais como doutrina religiosa do Santo Daime.
Glauco era o líder fundador da igreja Céu de Maria,que ficava em sua casa,em Osasco,SP.O líder da igreja é chamado de padrinho.

O Santo Daime é uma manifestação religiosa que surgiu no inicio do século xx na no estado do Acre,região amazônica . Seu fundador foi lavrador e descendente de escravos, Raimundo Irineu Serra conhecido como Mestre Irineu.
O Santo Daime une algumas alegorias das litúrgicas cristãs, xamânicas, culturas afro-brasileiras e esotéricas.
Chamam Daime à poção de uma espécie de planta alucinógena cahamada de ayahuasca, que é usada como o sacramento dos chamados trabalhos (sessões). Os rituais são guiados pelo padrinho,líder do grupo.. As cerimônias e rituais possuem como base a musica que chamam de hinos que são recebidos sob a influência da Daime, pelo padrinho ou madrinha e servem para de auxiliar no transe de “autoconhecimento de seus praticantes”. O ingrediente principal do chá é uma planta trepadeira, a cipó mariri (Banisteriopsis caapi), que tal como o próprio chá se chama também ayahuasca (que significa “trepadeira da alma' ou “trepadeira com alma”). Os ingredientes secundários são a chacruna (Psychotria viridis), ou a chagropanga (Diplopterys cabrerana) - plantas com um teor relativamente alto da substância psicadélica DMT.
Nas últimas décadas do século xx as doutrinas de santo daime e sua proximidade com a natureza amazônica atraiu muitos adeptos famosos.Calcula-se cerca de 15 mil adeptos ao redor do mundo, pessoas das mais diferentes formações. Há desde os humildes ribeirinhos e agricultores até advogados e doutores. Mas há também os que chegam à igreja como curiosos, interessados em experimentar a bebida e seus efeitos alucinógenos.
Em 1985, o chá chegou a ser proibido, mas foi liberado dois anos depois após pressões de grupos ligados a manifestações culturais. Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propagandas do mesmo, que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário